Abordagens vygotskiana, walloniana e piagetiana: diferentes olhares para a sala de aula

Claudia Leme Ferreira Davis, Laurinda Ramalho de Almeida, Marilda Pierro de Oliveira Ribeiro, Vivian Carla Bohm Rachman

Resumo


Após filmar as atividades de sala de aula de uma professora de 5º ano do Ensino Fundamental, trabalhando em uma escola pública do Estado São Paulo (Brasil), pediu-se a ela que falasse sobre alguns episódios selecionados e organizados a partir da edição das filmagens. A partir do que foi dito sobre um deles, discute-se como a cena retratada poderia ser entendida com base nas perspectivas vygotskiana, walloniana e piagetiana, buscando mostrar que, a despeito de suas diferenças, essas abordagens teóricas podem subsidiar uma prática pedagógica mais atenta à diversidade dos alunos, oferecendo-lhes maior autonomia e habilidades de pensamento mais sofisticadas e precisas.

Palavras-chave


Piaget; Vygotski; Wallon; teorias de desenvolvimento; atividade docente.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.