Contos de fadas: recurso educativo para crianças com deficiência intelectual

Autores

  • Vera Lúcia Messias Fialho Capellini Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - Bauru)
  • Gislaine Marquini Machado Ensino Especial da Secretaria Municipal de Educação de Bauru
  • Rossana Maria Seabra Sade Departamento de Educação Especial da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - Marília)

Palavras-chave:

deficiência intelectual, mediação sociocultural, contos de fadas

Resumo

Estudos comprovam a contribuição psicológica dos contos de fadas no tocante ao desenvolvimento da criança, como um dos recursos canalizadores de problemas existenciais, apaziguando-a por atuarem como válvula de escape para suas angústias, ansiedades e temores, engendrando-lhe maior equilíbrio emocional. Assim, realizando-se pesquisa bibliográfica, estabeleceu-se como objetivo buscar informações sobre a funcionalidade dos contos de fadas no processo de escolarização de alunos com deficiência intelectual que apresentam comportamentos desafiadores. Dentre os contos, os dos Irmãos Grimm são sugeridos, para serem utilizados como recurso educativo. Defende-se que, por meio da mediação simbólica no imaginário da criança com deficiência intelectual, o trabalho educativo com os contos de fadas suscita benefícios significativos.

Downloads

Publicado

2012-06-01

Edição

Seção

Artigos