Dificuldades de leitura: aplicação da metodologia da equivalência de estímulos

Autores

  • Ednéia Aparecida Péres Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista
  • Kester Carrara Departamento de Psicologia da Educação, Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

análise experimental do comportamento, dificuldades de leitura/escrita, equivalência de estímulos

Resumo

As dificuldades de aprendizagem mais comumente encontratas são as de leitura e, conseqüentemente, de escrita. A análise experimental do comportamento propõe recursos de ensinode leitura e escrita envolvendo os procedimentos de discriminação condicional e de exclusão, e analisando a emergência de relações equivalentes. Este estudo visou o ensino de tais procedimentos a uma professora ministrante de aulas de reforço, bem como sua aplicação junto aos alunos que freqüentavam. Participaram uma professora e 4 alunos do ensino fundamental. Realizou-se a seleção dos participantes, um pré-teste de leitura com os alunos e o pré-treino. Logo depois, houve o treinamento da professora com o método da equivalência de estímulos e, em seguida, realizaram-se 12 sessões com os alunos para aplicação do programa. Os resultados indicam que a metodologia da equivalência contribuiu para a aprendizagem de leitura de todas as palavras de treino e de novas palavras, mostrando-se como um recurso para a prática pedagógica.

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Publicado

2016-12-02

Edição

Seção

Artigos