A transformação do professor como elemento mobilizador de mudança na realidade escolar

Autores

  • Marisa Todescan Dias da Silva Baptista Universidade São Marcos
  • Wanda Maria Junqueira de Aguiar Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação

Palavras-chave:

identidade, sócio-histórica, transformação do professor

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma articulação teórica entre perspectiva sócio-histórica de Vigotski e a aobrdagem de identidade como metamorfose de Ciampa. Tal articulação foi pensada tendo em vista a possibilidade de a mesma fundamentar um projeto de pesquisa interventiva organizado com a finalidade de produzir connhecimentos sobre transformações possíveis nas identidades dos professores de uma escola pública de primeiro grau e sobre as repercurssões para a própria instituição destas mudanças. Propõe-se que a pesquisa seja realizada a partir de um trabalho interventivo realizado por pesquisadores universitários junto ao corpo docente de uma escola pública. Na exposição a seguir, apresentaremos a fundamentação teórica/metodológica do projeto, seguida de uma descrição do mesmo.

Downloads

Publicado

2017-01-06

Edição

Seção

Artigos