LEARNING DESIGN E TECNOLOGIAS: CRIAÇÃO DE AMBIENTES COLABORATIVOS PARA A APRENDIZAGEM

Maria Paulina de Assis, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida

Resumo


este artigo, propõe-se o estudo para a criação de ambientes digitais de aprendizagem colaborativos para trocas e compartilhamento de métodos, estratégias e recursos de ensino e aprendizagem, para propiciar a inovação, dentro do conceito de learning design. O termo learning design pode ser utilizado para o processo de criação de um produto – um curso, por exemplo – ou para o resultado na forma de um produto, como o projeto do curso propriamente dito. Trata de um conjunto de atividades de ensino e aprendizagem, considerando-se desde o planejamento até a avaliação. Apresenta-se uma síntese de uma pesquisa realizada no Reino Unido, na qual se analisou uma ferramenta de apoio ao learning design. O objetivo da pesquisa era verificar se professores de ensino superior teriam interesse em usar esse tipo de ferramenta para apoiar processos de learning design. A ferramenta analisada na pesquisa foi o LDSE (Learning Design Support Environment). Achados da pesquisa mostraram que os participantes usam as TIC em suas práticas pedagógicas, entretanto, a documentação do planejamento das práticas pedagógicas raramente ocorre, o que pode significar que a adesão imediata para o learning design pode ser pequena, o que indica a necessidade de desenvolver processos formativos com foco na experiência de adoção de learning design

Palavras-chave


learning design, tecnologias de informação, tecnologias de comunicação, prática pedagógica, compartilhamento

Texto completo:

PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.5935/2175-3520.20170005

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.