CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE NA PÓS-GRADUAÇÃO: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE UNIVERSIDADE PÚBLICA

Autores

  • Ana Paula Silva Cantarelli Branco Universidade Estadual Paulista (Unesp/Bauru)
  • Lucia Pereira Leite Universidade Estadual Paulista (Unesp/Bauru)

DOI:

https://doi.org/10.5935/2175-3520.20160004

Palavras-chave:

acessibilidade, ensino superior, políticas públicas, universidade, educação inclusiva

Resumo

O Governo Federal tem promovido ações afirmativas por meio de políticas públicas que orientam o acesso e a permanência de pessoas com deficiência no Ensino Superior. O ingresso desse segmento tem aumentado progressivamente no Brasil, porém ainda de forma morosa. Este texto procura retratar os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar como estudantes com deficiência, que ingressam em cursos de pós-graduação stricto sensu, identificam as condições de acessibilidade no contexto universitário. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com cinco estudantes com alguma deficiência,que cursavam programas distintos de pós-graduação de uma instituição de ensino superior pública do estado de São Paulo. Utilizou-se a análise de conteúdo para o tratamento dos relatos obtidos com as entrevistas. Como resultados,verificou-se que as unidades universitárias investigadas estão procurando tornar o contexto mais acessível, porém ainda distante de todas as recomendações legais. Outro destaque é que os entrevistados revelam que no curso de pós-graduação – pelas suas peculiaridades – as suas necessidades específicas foram mais bem atendidas que nos cursos de graduação.

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Publicado

2017-09-12

Edição

Seção

Artigos