Relações entre gênero e escola no discurso de professoras do ensino fundamental

Autores

  • Ana Claudia Bortolozzi Maia Universidade Estadual Paulista, Departamento de Psicologia
  • Carolina Navarro
  • Ari Fernando Maia Universidade Estadual Paulista, Departamento de Psicologia

Palavras-chave:

gênero, identidades sexuais, professoras, formação

Resumo

A escola e seus professores possuem grande responsabilidade na formação de identidades de gênero. Dez professoras de uma escola pública participaram de uma entrevista semiestruturada, para posterior análise do conteúdo. As professoras percebem relações de gênero entre os alunos a partir de comportamentos na sala de aula, como rapidez nos meninos e capricho nas meninas, a escolha de cores e desempenhos acadêmicos diferenciados. Além disso, preocupam-se com a suposta homossexualidade de alguns meninos. As justificativas sobre as diferenças de gênero percebidas nos alunos foram atribuídas à influência da família e a reprodução de padrões hegemônicos de gênero. A maioria das professoras acredita que a escola tem pouca responsabilidade nas questões de gênero, evidenciando a precária formação que tiveram para atuar na educação sexual de seus alunos.

Biografia do Autor

Ana Claudia Bortolozzi Maia, Universidade Estadual Paulista, Departamento de Psicologia

Docente do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.

Carolina Navarro

Pedagoga

Ari Fernando Maia, Universidade Estadual Paulista, Departamento de Psicologia

Docente do Curso de Psicologia e Pós-Graduação em Educação (FCLar-UNESP)

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Publicado

2018-09-13

Edição

Seção

Artigos