A adequação curricular como facilitadora da educação inclusiva

Autores

  • Lúcia Pereira Leite Programa de Pós-graduação e Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem do Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências – Universidade Estadual Paulista.
  • Aline Maira da Silva Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados
  • Lauren Mariana Mennocchi Universidade Paulista – UNIP – Campus São José dos Campos
  • Vera Lúcia Messias Fialho Capellini Programa de Pós-graduação e Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e do Departamento de Educação, Faculdade de Ciências – Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

currículo, Educação Inclusiva, deficiência, Psicologia da Educação, necessidades educacionais especiais

Resumo

Demonstrar o resultado da avaliação da efetivação de uma atividade prática de adequação curricular, para facilitar o progresso acadêmico de alunos com necessidades educacionais especiais, é o objetivo deste texto. Tal atividade se constitui como requisito em disciplina obrigatória de um curso de Aperfeiçoamento “Práticas em Educação Especial e Inclusiva na área da Deficiência Mental”. O curso foi realizado em ambiente virtual, via plataforma TelEduc. Nesse texto, serão apresentadas as avaliações de uma amostra de 30 professores. Os resultados destacam que adequação curricular pode ser entendida como uma estratégia didático-metodológica viável para que alunos com deficiência intelectual acessem o currículo comum.

Biografia do Autor

Lúcia Pereira Leite, Programa de Pós-graduação e Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem do Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências – Universidade Estadual Paulista.

Docente do Programa de Pós-graduação e Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem do Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências – Universidade Estadual Paulista. Unesp/ Bauru.

Aline Maira da Silva, Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados

Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (FAED/UFGD)

Lauren Mariana Mennocchi, Universidade Paulista – UNIP – Campus São José dos Campos

Professora Adjunta da Universidade Paulista – UNIP – Campus São José dos Campos

Vera Lúcia Messias Fialho Capellini, Programa de Pós-graduação e Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e do Departamento de Educação, Faculdade de Ciências – Universidade Estadual Paulista

Professora do Programa de Pós-graduação e Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e do Departamento de Educação, Faculdade de Ciências – Universidade Estadual Paulista

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Publicado

2018-09-13

Edição

Seção

Artigos