Autoridade e sedução na relação pedagógica

Autores

  • Maria Aparecida Morgado Universidade Federal de Mato Grosso, Departamento de Psicologia

Palavras-chave:

autoridade, sedução, identificação, transferência, contratransferência

Resumo

São apresentados os elementos psíquicos inconscientes que estruturam a relação pedagógica para mostrar que tanto podem favorecer como dificultar o exercício adequado da autoridade do professor, quando essa é substituída pela sedução. O intercâmbio emocional inconsciente da relação professor-aluno acarreta a revivescência recíproca de afetos do passado infantil sem que os sujeitos envolvidos se deem conta disso. A revivescência inconsciente do passado infantil é possível graças à identificação, à transferência e à contratransferência: essas operações psíquicas são apresentadas conceitualmente, em termos psicanalíticos, para mostrar como o processo em que se articulam pode resultar na sedução. Quando a revivescência inconsciente é muito intensa e exclusiva, a sedução se sobrepõe à autoridade desfigurando o ensino e a aprendizagem.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Morgado, Universidade Federal de Mato Grosso, Departamento de Psicologia

Docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso

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Publicado

2018-09-13

Edição

Seção

Artigos