SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES DE UM CURSO SOBRE CONVIVÊNCIA ESCOLAR

Lívia Maria Ferreira da Silva, Ana Maria Falcão de Aragão, Telma Pileggi Vinha

Resumo


Fundamentada na perspectiva histórico-cultural, a presente pesquisa teve por objetivos conhecer os sentidos e os significados dos relatos das práticas docentes, atribuídos por educadores participantes de um curso de formação para o trabalho com a convivência na escola. Foi utilizada entrevista semi-estruturada com os professores participantes do curso. A análise das entrevistas, fundamentada no Paradigma Indiciário e nos Núcleos de Significação, possibilitou construir núcleos de significação, sendo focalizado o Núcleo Práticas em transformação. Os professores apresentaram relatos indicativos de que suas concepções e práticas estavam em transformação. Os resultados permitem defender a necessidade da implantação de programas que abordem questões da convivência escolar em prazos mais alargados, para que sejam possíveis transformações mais aprofundadas nas concepções pedagógicas que estão subjacentes às práticas docentes.

Palavras-chave


formação docente, convivência escolar, sentidos, significados, conflitos

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DOI: https://doi.org/10.5935/2175-3520.20180015

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