Implicações da epistemologia genética de Piaget para a Educação

Maria Lúcia Faria Moro

Resumo


O artigo trata de temas que, em décadas recentes, têm trazido aportes significativos à investigação em Educação com base na teoria de Jean Piaget. Os seguintes pressupostos são assumidos para avaliar essas contribuições: a natureza epistemológica da teoria piagetiana; a natureza específica do fenômeno educativo escolar; a necessidade de verificação, em contextos de ensino-aprendizagem escolar, de hipóteses de ação pedagógica inspiradas por teorias psicológicas ou epistemológicas. O texto privilegia uma revisão de estudos relativos aos seguintes temas: a psicogênese de conceitos ou conteúdos escolares; o papel da interação social de pares na aprendizagem; a elaboração de uma teoria da aprendizagem escolar.

Palavras-chave


Piaget e educação escolar; investigação pedagógica e epistemologia genética

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.