Contribuições de Skinner para a Educação

Autores

  • Sérgio Vasconcelos de Luna Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

behaviorismo e educação, Skinner e Educação, análise do comportamento e Educação

Resumo

A primeira parte do trabalho - referente à extensão do behaviorismo ao problemas educacionais - analisa quatro tópicos fundamentais: 1. a concepção de Skinner de Educação como um pilar para o planejamento e para a sobrevivência da cultura; 2. as implicações do uso das teorias mentalistas para o desenvolvimento da Educação; 3. os avanços conceituais e metodológicos produzidos pela afirmação da variabilidade como elemento a ser estudado (em contraposição à sua consideração como elemento espúrio a ser eliminado); 4. a identificação dos objetivos últimos da Educação como ponto de partida do seu planejamento. Na segunda parte, são retomadas as interpretações de Skinner de fenômenos educacionais (especialmente, aprendizagem e ensino) em função dos princípios estabelecidos em pesquisas experimentais. Na terceira parte, são analisadas situações em que, a despeito do relato de sucesso de trabalhos da análise do comportamento, no encaminhamento e solução de problemas educacionais, a abordagem continua sendo preterida e/ou rejeitada

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Publicado

2019-05-17

Edição

Seção

Artigos