As compreensões do humano para Skinner, Piaget, Vygotski e Wallon: pequena introdução às teorias e suas implicações na escola

Autores

  • Irineu A. Tuim Viotto Filho Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação e Educação Física
  • Rosiane de Fátima Ponce Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
  • Sandro Henrique Vieira de Almeida Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Palavras-chave:

desenvolvimento humano, aprendizagem escolar, teorias do desenvolvimento.

Resumo

O processo de compreensão do humano e suas perspectivas de desenvolvimento podem ser analisados a partir de várias perspectivas e sob o olhar teórico-filosófico tanto das ciências naturais e biológicas quanto das ciências humanas e sociais. Neste artigo, propõe-se apresentar as concepções de quatro autores fundamentais – Skinner, Piaget, Vygotski e Wallon –, que influenciaram decisivamente as compreensões do humano ao longo do século XX. O principal objetivo é apresentar os autores e suas teorias dadas sua importância e inserção na educação. Inicia-se apresentando os conceitos principais de J. B. Skinner e de J. Piaget (representantes das ciências naturais) e, em seguida, apresentam-se os principais conceitos de L. S. Vygotski e H. Wallon (representantes das ciências humanas e sociais). Ao se apresentar as teorias, discute-se sua inserção na educação e suas implicações no desenvolvimento de práticas pedagógicas no interior da escola

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Publicado

2019-05-24

Edição

Seção

Artigos