Autorregulação da aprendizagem na perspectiva da teoria sociocognitiva: introduzindo modelos de investigação e intervenção

Autores

  • Soely Aparecida Jorge Polydoro Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
  • Roberta Gurgel Azzi Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação

Palavras-chave:

aprendizagem autorregulada, teoria social cognitiva, autorregulação, estratégia de aprendizagem

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar e discutir a aprendizagem autorregulada como tema de investigação e na prática educativa. Tomando-se como referência a contextualização da teoria social cognitiva e do constructo de autorregulação nela integrante, este artigo apresenta o desenvolvimento desta área de pesquisa; modelos de aprendizagem autorregulada de Barry Zimmerman, Paul R. Pintrich e Pedro Sales do Rosário; propostas de intervenções no contexto educacional; e considerações sobre futuras investigações.

Downloads

Publicado

2019-05-24

Edição

Seção

Artigos