O envolvimento da família na educação escolar dos filhos: um estudo exploratório com pais das camadas médias

Autores

  • Luciana Bittencourt Fevorini
  • José Fernando Bitencourt Lomônaco Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia

Palavras-chave:

família, crise da família, relações pais-escola, rendimento escolar

Resumo

O objetivo deste estudo foi o de avaliar o envolvimento dos pais das camadas médias e médias altas na educação escolar dos filhos. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 21 pais cujos filhos estudam em escolas particulares. A análise dos resultados revelou pais e mães muito envolvidos com a escolaridade dos filhos, que afirmaram não delegar à escola tarefas como a formação de valores e o estímulo à disciplina. Algumas sugestões foram elaboradas para que a escola desenvolva uma parceria efetiva com as famílias de seus alunos: estabelecer relações simétricas e de corresponsabilidade com os pais, oferecendo a eles espaços de reflexão sobre as questões que vivenciam com seus filhos.

Biografia do Autor

Luciana Bittencourt Fevorini

Doutora pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e Orientadora Educacional e Pedagógica do Colégio Equipe em São Paulo

José Fernando Bitencourt Lomônaco, Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia

Professor Associado do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e membro titular da Academia Paulista de Psicologia

Downloads

Publicado

2019-05-27

Edição

Seção

Artigos