Qualidade e saudosismo: representações sociais de pais sobre a escola

Autores

  • Rita de Cássia Pereira Lima Universidade Estácio de Sá, Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências Humanas e da Educação
  • Fátima Aparecida Maglio Colus
  • Fátima Aparecida Coelho Gonini
  • Valéria Marta Nonato Fernandes Mokwa
  • Rita de Cássia Petrenas

Palavras-chave:

representação social, escola, família

Resumo

O objetivo do trabalho é estudar as representações sociais de pais de alunos sobre a escola. A pesquisa fundamenta-se na Teoria das Representações Sociais, proposta por Serge Moscovici em 1961. Os dados foram obtidos em uma escola estadual de São Paulo, com doze pais que estudaram na mesma instituição em que matricularam seus filhos. Os participantes preencheram dois questionários. No primeiro fizeram um desenho sobre o tema “escola” e no segundo responderam questões relacionadas ao desenho. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo temática. Três temas-chave sobre a escola foram analisados: “Visão Geral”, “Espaço de Socialização”, “Lutas, Enfrentamento e Conquistas”. Os resultados mostram a valorização da escola do passado, considerada de melhor qualidade, despertando sentimento de nostalgia.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Pereira Lima, Universidade Estácio de Sá, Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências Humanas e da Educação

Doutora em Educação pela Université René Descartes – PARIS V – França Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Estácio de Sá, Centro de Ciências Humanas e da Educação.

Fátima Aparecida Maglio Colus

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Centro Universitário Moura Lacerda (CUML) – Ribeirão Preto/SP.

Fátima Aparecida Coelho Gonini

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Centro Universitário Moura Lacerda (CUML) – Ribeirão Preto/SP.

Valéria Marta Nonato Fernandes Mokwa

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Centro Universitário Moura Lacerda (CUML) – Ribeirão Preto/SP

Rita de Cássia Petrenas

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Centro Universitário Moura Lacerda (CUML) – Ribeirão Preto/SP.

Downloads

Publicado

2019-05-29

Edição

Seção

Artigos