Concepções teóricas e a prática do professor

Autores

  • Itale Luciane Cericato Universidade Cidade de São Paulo
  • Marisa Irene Siqueira Castanho Programa de Pós-Graduação em Psicologia Educacional – Linha de Pesquisa em Psicopedagogia e Instituições, do Centro Universitário Fieo

Palavras-chave:

prática pedagógica, teorias pedagógicas, processo ensinoaprendizagem, Wallon.

Resumo

O estudo investiga de que forma as teorias educacionais se manifestam na prática docente e qual a concepção teórica, expressa em atos, que o professor tem sobre os caminhos que percorrem o ensinar e o aprender. Considerou-se que o professor se orienta por idéias, concepções e teorias mesmo sem ter consciência delas. Dos conceitos abordados na teoria de Wallon, privilegiaram-se a análise do lugar da emoção na aprendizagem, a dinâmica das interações professora-alunos, a coerência entre o pensamento e a ação no que diz respeito à concepção do ensinar e do aprender. A análise indicou haver coerência entre o que a professora afirma ser o processo de ensino e aprendizagem e a forma como conduz a aula. No que tange às emoções, percebe a importância das ligações afetivas no aprendizado, mas não sabe como articular conhecimentos teóricos com a realidade da sala de aula.

Biografia do Autor

Itale Luciane Cericato, Universidade Cidade de São Paulo

Psicóloga. Mestre em Psicologia. Doutoranda em Psicologia da Educação pela PUC-SP. Docente em cursos de graduação e pós-graduação na Universidade Cidade de São Paulo.

Marisa Irene Siqueira Castanho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Educacional – Linha de Pesquisa em Psicopedagogia e Instituições, do Centro Universitário Fieo

Psicóloga. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Educacional – Linha de Pesquisa em Psicopedagogia e Instituições, do Centro Universitário Fieo  – Unifieo.

Downloads

Publicado

2019-05-29

Edição

Seção

Artigos