Educação para a paz e educação moral na prevenção à violência

Autores

  • Luciana Karine de Souza Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Psicologia

Palavras-chave:

educação para a paz, educação moral, violência

Resumo

Argumenta-se que a promoção da maturidade de julgamento moral por meio de debates de dilemas morais favorece o surgimento do raciocínio crítico que possibilita o questionamento de situações injustas, inclusive no que tange à violência, seja ela direta ou estrutural. Indica-se a utilização de dilemas morais com conteúdo relacionado à busca da paz em diferentes níveis, como o escolar, o social e o internacional. Considerando-se que na compreensão dos fenômenos de paz e de violência estão implícitas as normas, valores e experiências compartilhadas por uma dada cultura, o questionamento dessas normas e valores pode levar a mudanças na compreensão desses fenômenos.

Biografia do Autor

Luciana Karine de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Psicologia

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora e pesquisadora no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

2019-06-03

Edição

Seção

Artigos