A preparação do professor em análise do comportamento

Paula Suzana Gioia, Ana Carolina Vieira Fonai

Resumo


A análise do comportamento, há muito tempo, investiga técnicas e procedimentos para a preparação de profissionais da educação. Atualmente, a preparação do professor de escola pública conta com um complicador: a inclusão de alunos “com necessidades especiais”. O objetivo do presente trabalho foi preparar uma professora designada para atender alunos do programa municipal de inclusão. Partiu-se do interesse da própria professora, que se sentia desamparada para essa nova função. O trabalho com essa professora constou de diferentes fases: desde sua sensiblização para os resultados de intervenções baseadas na análise do comportamento, passando pela discussão de conceitos teóricos até a sua preparação para o trabalho com esses alunos, dentro e fora da sala de aula que lhe estava designada. Avaliações foram realizadas a fim de verificar a eficácia dos procedimentos de ensino. Constatamos que ocorreu mudanças no comportamento da professora, coerentemente com o que lhe foi ensinado e, conseqüentemente, as crianças atendidas também mudaram.

Palavras-chave


preparação de professores; análise do comportamento; inclusão

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.