Psicologia educacional e arte literária: interlocuções para a compreensão dos laços familiares e escolares na atualidade

Autores

  • Graziela Lucchesi Rosa da Silva Centro Universitário de Maringá - Cesumar

Palavras-chave:

psicologia histórico-cultural, arte literária, família

Resumo

O presente trabalho, à luz da psicologia histórico-cultural, objetiva estabelecer interlocuções entre psicologia educacional e arte literária para subsidiar os enfrentamentos de educadores e psicólogos referentes à relação família e escola na atualidade. Para tanto, este estudo respalda-se em obras de Balzac, representativas do século XIX, enquanto recurso capaz de informar acerca das relações sociais e dos vínculos familiares como intimamente relacionados ao movimento de transformação social. Conclui-se que o exercício de analisar a família pela vertente histórica é uma ferramenta importante para a psicologia educacional por apreender os embates atuais como questões humanas próprias desta época, tendo a possibilidade de criar novas práticas de intervenção no âmbito escolar com a família.

Biografia do Autor

Graziela Lucchesi Rosa da Silva, Centro Universitário de Maringá - Cesumar

Mestre em Educação, pela Universidade Estadual de Maringá, Brasil Professora do Centro Universitário de Maringá – Cesumar

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Publicado

2019-06-04

Edição

Seção

Artigos