A Representação mediática: teoria e método

Autores

  • Sary Calonge Universidad Central de Venezuela

Palavras-chave:

Representação mediática, representação social, difusão, contrato de leitura, conteúdos e fontes de informação

Resumo

Este trabalho apresenta as bases teóricas e metodológicas para o estudo da Representação Mediática (RM). A fundamentação teórica utiliza como base a teoria da Representação Social de Serge Moscovici (1961), que cria as bases para um campo de investigação que está relacionado à construção social da realidade. A partir disso, constroem-se as duas grandes dimensões da RM: Cognitiva e Pragmática. A abordagem metodológica para o estudo da RM, parte de três conceitos teóricos: a “difusão”, o “contrato de leitura” e a “implicação pessoal”. Com essas noções e com o embasamento teórico se constrói um procedimento para o estudo da R.M.

Biografia do Autor

Sary Calonge, Universidad Central de Venezuela

Doctora en Psicología en la Universidad de Caen-Francia. Profesora Titular de la Universidad Central de Venezuela

Publicado

2019-06-04

Edição

Seção

Artigos