A educação do aluno com deficiência na classe comum: a visão do professor

Autores

  • Ana Lucia Artioli Universidade do Estado de Mato Grosso, Departamento de Pedagogia do Campus Universitário de Cáceres da – Unemat

Palavras-chave:

inclusão, integração, educação especial, ensino fundamental.

Resumo

Este artigo aborda alguns dos problemas relacionados à educação de aluno com deficiência e propõe uma discussão sobre os conceitos de “integração” e “inclusão”. Também apresenta a visão de professores sobre a educação do aluno com deficiência na classe comum e discute se o conhecimento teórico e prático sobre a deficiência pode promover um posicionamento mais favorável do professor ao processo integracionista. Para a realização da pesquisa, trabalhou-se com 68 professores do ensino fundamental ou especial da rede pública estadual da cidade de Marília, no estado de São Paulo. Com os resultados gerais, pôde-se perceber que a formação docente e a experiência na área do ensino especial têm papel preponderante em levar os professores a avaliarem favoravelmente a integração educacional do aluno com deficiência

Biografia do Autor

Ana Lucia Artioli, Universidade do Estado de Mato Grosso, Departamento de Pedagogia do Campus Universitário de Cáceres da – Unemat

Psicóloga, mestre em Educação pela Unesp, doutoranda em Psicologia Social pela PUC-SP, docente do Departamento de Pedagogia do Campus Universitário de Cáceres da Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat.

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Publicado

2019-06-04

Edição

Seção

Artigos