A psicologia da educação no curso normal de uma escola confessional católica da cidade de São Paulo (1941-1961)

Carla Mirella Mastrobuono, Mitsuko Aparecida Makino Antunes

Resumo


O artigo trata da história da Psicologia da Educação no Brasil pela análise de documentos do curso normal de uma escola confessional católica da cidade de São Paulo, nos anos de 1941 a 1961, para compreender de que forma se apresentava, em termos de conteúdos e métodos, nos Pontos de Exame das disciplinas Psicologia, Pedagogia e Psicologia e Pedagogia. Os dados indicaram que a Psicologia da Educação ensinada refletia o que se entendia como Psicologia Educacional na época, mesclada a conteúdos confessionais que influenciaram a abordagem de algumas teorias psicológicas, em especial a psicanálise, contribuindo para a disseminação das idéias sobre a Psicologia Educacional e a Psicologia como ciência e fornecendo às alunas subsídios para a vivência dos papéis de mães, esposas, e professoras primárias.

Palavras-chave


História da Psicologia no Brasil; História da Psicologia da Educação no Brasil; Psicologia da Educação; escolas normais; escolas normais confessionais católicas.

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