A consolidação da psicologia no Brasil (1930-1962): sistematização de dados e algumas aproximações analíticas

Autores

  • Mitsuko Aparecida Makino Antunes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Palavras-chave:

Psicologia no Brasil, história da Psicologia, investigação em história da Psicologia

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa que teve como finalidade elaborar um quadro de referências sobre a Psicologia no Brasil, a partir de obras sobre o tema; os dados aqui apresentados referem-se ao período caracterizado pelo processo de consolidação da Psicologia no Brasil, entre os anos 1930 e 1962 (quando a profissão foi regulamentada). Percebe-se uma significativa produção, referente a: ensino, aplicação, publicações, pesquisas, congressos e criação de entidades e associações. O campo da educação, seguindo a tendência do período anterior é aquele que apresenta a maior quantidade de produção, assim como é ele a base para o desenvolvimento de outros campos de atuação. As produções desse período reforçam a tese de que aí ocorreu a consolidação dessa área de conhecimento e campo de atuação, condição fundamental para a regulamentação da profissão e estabelecimento dos cursos de Psicologia que viriam a seguir, em 1962, com a Lei 4119.

Biografia do Autor

Mitsuko Aparecida Makino Antunes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Professora Titular do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP. E-mail:

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Publicado

2019-06-06

Edição

Seção

Artigos