Análise da representações sociais de afetividade na relação educativa

Maria Lopes Ribeiro, France Jutras, Roland Louis

Resumo


O presente artigo, derivado da tese de doutorado, aborda a dimensão afetiva na relação educativa, do ponto de vista das representações sociais dos professores em formação, numa universidade pública do estado da Bahia. A coleta de dados foi realizada mediante três instrumentos: associações livres, a partir do termo indutor "afetividade", entrevistas semi-estruturadas e conjuntos hierárquicos sucessivos. O primeiro desses instrumentos, aplicado a cem participantes, resultou em 249 evocações; os demais foram aplicados quinze participantes. Os resultados da investigação confirma a importância da dimensão afetiva para a aprendizagem dos alunos e mostram o possivel núcleo da representação da afetividade.

Palavras-chave


representações sociais, afetividade, dimensão afetiva, competência afetiva, relação educativa

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.