Análise da representações sociais de afetividade na relação educativa

Autores

  • Maria Lopes Ribeiro Universidade Federal de Feira de Santana, Departamento de Educação
  • France Jutras Université de Sherbrooke (Québec, Canada)
  • Roland Louis Université de Sherbrooke (Québec, Canada)

Palavras-chave:

representações sociais, afetividade, dimensão afetiva, competência afetiva, relação educativa

Resumo

O presente artigo, derivado da tese de doutorado, aborda a dimensão afetiva na relação educativa, do ponto de vista das representações sociais dos professores em formação, numa universidade pública do estado da Bahia. A coleta de dados foi realizada mediante três instrumentos: associações livres, a partir do termo indutor "afetividade", entrevistas semi-estruturadas e conjuntos hierárquicos sucessivos. O primeiro desses instrumentos, aplicado a cem participantes, resultou em 249 evocações; os demais foram aplicados quinze participantes. Os resultados da investigação confirma a importância da dimensão afetiva para a aprendizagem dos alunos e mostram o possivel núcleo da representação da afetividade.

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Publicado

2019-06-07

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Artigos