Relações interpessoais: professor e aluno em cena

Autores

  • Vera Cabrera Duarte Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Departamento de Inglês

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, Componente afetivo, Atitudes facilitadoras do professor, Escola pública.

Resumo

O presente artigo relata e discute uma experiência num curso para professores de inglês da rede pública de ensino do estado de São Paulo. O referido curso, Reflexão sobre a ação: o professor de inglês aprendendo e ensinando, é parte de um programa de formação contínua de docentes de inglês no qual atuo como professora e pesquisadora. Promover um ambiente propício à aprendizagem, especialmente numa realidade de sala de aula tão pouco propícia ao desenvolvimento do aluno, como geralmente é o caso da rede pública, é o grande desafio tratado neste artigo. O referencial teórico norteador desta discussão é o da Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers. Assim, alguns conceitos tais como as atitudes facilitadoras do professor e sua importância para a aprendizagem significativa são destacados. Discutida também será a relevância do componente afetivo na tentativa de otimizar as relações interpessoais em sala de aula entre alunos e professores da rede pública.

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Publicado

2019-06-07

Edição

Seção

Artigos