AVALIAÇÃO DE LARGA ESCALA E DA APRENDIZAGEM NA ESCOLA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO

Autores

  • Clarilza Prado de Sousa Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação https://orcid.org/0000-0001-6417-7030
  • Sandra Lúcia Ferreira Universidade da Cidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Educação https://orcid.org/0000-0002-6891-1332

DOI:

https://doi.org/10.5935/2175-3520.20190003

Palavras-chave:

Avaliação em larga escala, Avaliação da aprendizagem na escola, Aprendizagem, Avaliação, Educação

Resumo

O artigo apresenta e discute o debate teórico acerca das aproximações e afastamentos das avaliações de larga escala e da aprendizagem na escola. Parte-se do pressuposto que a avaliação voltada aos processos educativos deve considerar as diferentes perspectivas que cada uma dessas dimensões avaliativas envolve. O texto assinala a importância da avaliação de larga escala como possibilidade de diagnóstico educacional, de orientação de políticas públicas e indica também que a avaliação da aprendizagem, no contexto da sala de aula, pode apresentar análises mais profundas e mais consequentes para as práticas pedagógicas. No entanto, as autoras, indicando as diferentes lógicas que cada uma dessas avaliações envolve, procuram afirmar a importância de se considerar metodologias, procedimentos diferenciados em sala de aula e não uma repetição das avaliações de larga escala, como usualmente vem acontecendo em nossas escolas. Partindo de uma perspectiva histórica dos modelos de avaliação educacional o texto debate as dimensões avaliativas e discute a importância de a escola promover um diálogo entre elas e não reduzir a avaliação da aprendizagem, no contexto da sala de aula, ao uso dos procedimentos e instrumentos da avaliação de larga escala

Downloads

Publicado

2019-10-23

Edição

Seção

Artigos