INTERVENÇÃO COM JOGOS EM PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Ana Lúcia Sícoli Petty Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia
  • Maria Thereza Costa Coelho de Souza Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia
  • Tamires Alves Monteiro Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.5935/2175-3520.20190016

Palavras-chave:

Jogos, Intervenção, Aprendizagem, Desenvolvimento

Resumo

O objetivo foi analisar a relevância de um protocolo de registro para informar sobre atitudes de crianças que realizaram atividades com jogos durante um programa de intervenção. A fundamentação teórica é pautada na teoria de Piaget e em pesquisas contemporâneas referentes ao uso de jogos e suas implicações para o desenvolvimento humano. O estudo foi realizado com 80 protocolos referentes a oito crianças entre 7 e 11 anos, atendidas no Laboratório de Estudos sobre Desenvolvimento e Aprendizagem (LEDA) do IPUSP, uma vez por semana, durante três semestres. Estes protocolos registraram atitudes e procedimentos manifestados ao jogar quanto a: (1) apresentação da situação de jogo; (2) realização do jogo propriamente dito; (3) enfrentamento de conflitos e (4) avaliação do resultado das ações ao jogar. A análise gerou a construção de indicadores empíricos para as respostas diante das situações (1) e (4), agrupados quanto a interesse e autonomia. Os resultados demonstraram que interesse foi o indicador com maior destaque, sugerindo que o trabalho com jogos contribui para promover a curiosidade infantil e a construção de atitudes favoráveis à aprendizagem e desenvolvimento. Estes resultados também indicaram que somente interesse não leva a mudanças, sendo necessárias: autonomia para avaliar o desempenho e conscientização das ações. Concluiu-se que o programa de intervenção com jogos mobiliza crianças para além do interesse inicial, motivando-as a se implicarem ativamente ao enfrentar desafios, visando modificar procedimentos insatisfatórios por meio da capacidade de pensar autonomamente sobre suas ações e desenvolver novas estratégias.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Sícoli Petty, Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia

Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Graduada em Pedagogia, pela Faculdade de Educação/ USP. Trabalha no Instituto de Psicologia/ USP, dando apoio ao ensino e à pesquisa no Laboratório de Estudos sobre Desenvolvimento e Aprendizagem (LEDA)

Maria Thereza Costa Coelho de Souza, Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1979), Mestrado, Doutorado e Livre Docência em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de pesquisa no exterior na cidade de Lausanne, Suiça, em junho de 2004. Foi professora convidada do Departamento de Psicologia da Universidade de Fribourg, Suiça, em 2006 e 2009. Desde 1997 é professora do Instituto de Psicologia da USP e desde 2016 é Professora Titular do Departamento de Psicologia da aprendizagem, do desenvolvimento e da personalidade deste instituto.

Tamires Alves Monteiro, Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia

Doutoranda em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela USP. Mestre em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Graduada em Pedagogia, com habilitação em educação infantil, pela UNESP/Marília (2010)

Downloads

Publicado

2019-10-24

Edição

Seção

Artigos