COMO EVOLUI A COMPREENSÃO DA LEITURA EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Márcia di Santo de Melo Machado Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Maria Regina Maluf Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5935/2175-3520.20190019

Palavras-chave:

Psicologia Cognitiva, Compreensão da leitura, Ensino Fundamental

Resumo

Estudos fundamentados na Psicologia Cognitiva contribuem para o entendimento dos processos cognitivos e linguísticos envolvidos na aprendizagem da leitura. As pesquisas em língua inglesa sobre compreensão da leitura são numerosas, contudo ainda dispomos de pouca evidência sobre essa questão em línguas mais transparentes, como é o caso do português do Brasil. O objetivo desta pesquisa foi verificar como evolui a compreensão da leitura em um grupo de alunos de 2º, 3º e 4º anos do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada do município de Santo André, no estado de São Paulo. Participaram 98 alunos de 7 a 9 anos de idade. Foram utilizados instrumentos de medida de compreensão de palavras, frases e texto. Foram utilizadas média, desvio-padrão, T-Student, ANOVA e Tukey. Os resultados mostraram a evolução dos alunos do 2º ao 4º ano na compreensão da leitura de frases, enquanto que a compreensão de texto avança do 2º para o 3º ano, mas não do 3º para o 4º. Meninas compreendem texto melhor que meninos no 2º e no 3º ano, mas não no 4º ano. Pesquisas ulteriores são recomendadas.

Biografia do Autor

Márcia di Santo de Melo Machado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pedagoga, psicopedagoga, Mestra em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Maria Regina Maluf, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Psicologia pela Université Catholique de Louvain (1972). Pós-doutorado na University of California, Los Angeles (UCLA), e no Institut National de la Recherche Pédagogique, INRPCRESAS, Paris. Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação, área de Psicologia da Educação. Professora livre docente da Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia.

Downloads

Publicado

2019-10-24

Edição

Seção

Artigos