A apropriação do conceito de paradigma pela psicologia

Autores

  • Bruno Peixoto Carvalho Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Resumo

Este trabalho analisa a apropriação feita pela psicologia do conceito de paradigma, formulado por Thomas Kuhn. O site de periódicos científicos Scientific Eletronic Library On line (SciELO) ofereceu o material analítico deste trabalho, utilizando-se dos descritores “paradigma” e “psicologia”. Dos 34 artigos analisados, em apenas 8 deles Kuhn comparece nas referências, e nos demais 26 não há referência ao autor. Dividiu-se as artigos em dois grupos: aqueles que citaram Kuhn e os que não citaram. O primeiro grupo caracteriza-se pela exclusão da exigência da universalidade de acordo de um paradigma, ou seja, de sua característica fundamental. Quanto ao segundo grupo, foram identificados cinco significados diferentes para paradigma: paradigma como abordagem, paradigma como modelo de cuidado e atenção à saúde, paradigma como modelo experimental, paradigma como teoria e paradigma como visão de mundo. Os resultados demonstram que a apropriação do conceito de paradigma pela psicologia é incompatível com as formulações kuhnianas.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bruno Peixoto Carvalho, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutorando em Psicologia Social pela PUC-SP (Bolsista CNPq, Doutorado Direto), pesquisador do Núcleo de Estudos em História da Psicologia (NEHPSI).

Downloads

Publicado

2012-02-06

Como Citar

Carvalho, B. P. (2012). A apropriação do conceito de paradigma pela psicologia. Psicologia Revista, 21(1), 11–31. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/13580

Edição

Seção

Artigos Teóricos