Internação domiciliar: avaliações imperativas implicadas na função de cuidar

Autores

  • Maria Inês Fernandez Rodriguez Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Resumo

Este artigo teórico está dividido em duas partes, a primeira utiliza a revisão de literatura como sua metodologia para discorrer sobre a internação domiciliar e os cuidados paliativos que tem como filosofia o cuidado humanizado ao paciente e família podendo ser integrado à internação domiciliar. A segunda parte apresenta artigos descritivos de programas de internação domiciliar em cuidados paliativos realizados em hospitais universitários. Esta modalidade de cuidado vem se expandindo e surge para proporcionar ambiente mais humanizado ao paciente, sendo necessária a inserção da família nos cuidados ao paciente. Os programas selecionados relatam a caracterização do atendimento, porém não salientam intervenções detalhadas junto aos familiares. São necessárias intervenções com foco em apoio às questões centrais da família e orientação em relação aos cuidados para não influenciar negativamente na evolução do paciente e para que o atendimento domiciliar seja realizado adequadamente. Este artigo se faz relevante para atualizar e ampliar o conhecimento sobre o tema, já que a revisão da literatura indica uma carência de estudos sobre internação domiciliar com abordagem em cuidados paliativos, além de mostrar as necessidades da família referidas em pesquisas recentes, para que se possa avalia-las antes de formular os planos de cuidados nesta modalidade em expansão.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Inês Fernandez Rodriguez, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Psicóloga clínica especialista em Cuidados Paliativos pela Casa do Cuidar e Luto pelo Quatro Estações Instituto de Psicologia. Mestranda em Psicologia Clínica – Núcleo: Família e comunidade – PUC-SP. Parte das referências sobre Cuidados Paliativos foram extraídas da minha dissertação de mestrado (Titulo: Um olhar para a despedida: Um estudo do luto antecipatório e sua implicação no luto pós-morte).

Downloads

Publicado

2014-02-04

Como Citar

Rodriguez, M. I. F. (2014). Internação domiciliar: avaliações imperativas implicadas na função de cuidar. Psicologia Revista, 22(2), 197–212. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/17989

Edição

Seção

Artigos Teóricos