Uma experiência de articulação entre ensino e extensão: o projeto “Dispositivos grupais na rede pública de saúde”

Autores

  • Maria Cristina G. Vicentin Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
  • Felicia Knobloch Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Resumo

O texto apresenta um projeto de extensão desenvolvido na Faculdade de Psicologia da PUC-SP que teve por objetivo colaborar para o aprimoramento das práticas grupais desenvolvidas por profissionais da rede pública de saúde por meio de atividades de formação e de apoio à sistematização, análise e problematização de algumas dessas práticas. O projeto apoiou dez equipes (UBS, ambulatórios e serviços especializados) na escrita e no debate de suas práticas grupais, tendo contribuído para promover uma rede de troca de saberes entre os serviços e visibilidade para as invenções por eles produzidas. O trabalho discute ainda o estatuto das práticas grupais nos serviços públicos de saúde e as razões do déficit de formação dos seus agentes: um efeito da privatização dos bens públicos, em detrimento de políticas de formação dos profissionais que atuam nas instituições públicas, condenados a práticas pouco valorizadas e pouco legitimadas, com resultados devastadores de ineficácia, precariedade e desqualificação social. Discutem-se também as concepções de formação e extensão que orientam nosso trabalho, na direção de permitir a construção de uma postura de colaboração técnico-teórica que mobilize novas culturas de funcionamento no campo da saúde.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Cristina G. Vicentin, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Profa. Dra da Faculdade de Psicologia e do Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Social da PUC-SP. O texto é um relato de experiência de projeto de extensão aprovado e financiado pela Comissão de Extensão da PUC-SP no período de 2006 a 2007.

Felicia Knobloch, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Profa. Dra da Faculdade de Psicologia da PUC-SP.

Downloads

Publicado

2014-02-05

Como Citar

Vicentin, M. C. G., & Knobloch, F. (2014). Uma experiência de articulação entre ensino e extensão: o projeto “Dispositivos grupais na rede pública de saúde”. Psicologia Revista, 17(1/2), 13–28. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/18018

Edição

Seção

Artigos Teóricos