O engano da analista e seus desdobramentos

Autores

  • Haydée Christinne Kahtuni Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Resumo

Este artigo faz uma reflexão psicanalítica sobre algumas questões psicodinâmicas da história de vida de uma paciente atendida pela autora e do respectivo manejo do processo terapêutico. O tema abordado refere-se particularmente aos aspectos da regressão emocional da paciente.A análise é aqui considerada como um processo relacional e para o exame desse atendimento foram consideradas tanto as necessidades emocionais da paciente como a disponibilidade empática da terapeuta. A partir de um engano da terapeuta, assuntos relativos ao processo relacional do par analítico, bem como os desdobramentos terapêuticos conseguintes foram examinados para se valiarem os ganhos auferidos.  Os referenciais teóricos principais utilizados neste trabalho são a teoria de desenvolvimento de Donald Woods Winnicott e a teoria do trauma de Sándor Ferenczi.  Conclui-se que a falha da terapeuta naquela etapa do desenvolvimento psíquico da paciente e sua utilização no processo de manejo do setting puderam favorecer a paciente com o desenvolvimento de percepções fundamentais para a continuidade de seu amadurecimento emocional, cujo progresso havia sido paralisado.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Haydée Christinne Kahtuni, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Psicanalista; mestre e doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP); professora titular, líder da Disciplina Psicologia da Personalidade e supervisora clínica (UNIP/1997-2004); membro da Sándor Ferenczi Society. Sobre o artigo: foi elaborado a partir de um dos estudos sobre psicoterapia psicanalítica apresentados em minha tese de doutorado.

Downloads

Publicado

2014-02-06

Como Citar

Kahtuni, H. C. (2014). O engano da analista e seus desdobramentos. Psicologia Revista, 15(1), 77–108. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/18097

Edição

Seção

Artigos Teóricos