Psicologia transpessoal: algumas notas sobre sua história, crítica e perspectivas

Autores

  • Vicente Galvão Parizi Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Resumo

A psicologia transpessoal surgiu nos EUA, em 1969, a partir do encontro de Abraham Maslow, Stanislav Grof e outros importantes psicólogos e teóricos. Saudada como a quarta força da psicologia, buscava integrar à psicologia as vivências espirituais e as experiências chamadas "transpessoais", caracterizadas por um estado de consciência superior, que contém todas as experiên­cias anteriores do indivíduo e prossegue no sentido de conduzir o ser humano em direção à transcendência. Fazendo pontes entre as muitas escolas ocidentais de psicologia e as tradições espirituais do Oriente e do Ocidente, a psicologia transpessoal chegou a ser confundida por alguns críticos com uma abordagem sincrética ou uma nova forma de religião "new age". Nos dias correntes, seus principais teóricos esforçam-se no sentido de mostrar que se trata de uma abordagem psicológica conseqüente e rigorosamente científica, distante da New Age e de práticas ditas "alternativas" ou "holísticas", e que já começa a se integrar no currículo normal de entidades acadêmicas do peso da PUC-SP e Universidade Católica de Goiás.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vicente Galvão Parizi, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Psicólogo clínico, especializado em Psicologia Transpessoal pelo GTT- Grof Transpersonal Training, EUA; aluno no Mestrado (Pós-Graduação Stricto Sensu) em Ciências da Religião, PUC-SP.

Downloads

Publicado

2014-02-06

Como Citar

Parizi, V. G. (2014). Psicologia transpessoal: algumas notas sobre sua história, crítica e perspectivas. Psicologia Revista, 15(1), 109–128. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/18098

Edição

Seção

Artigos Teóricos