O corpo da Psicossomática

Autores

  • Christophe Dejours Conservatoire National des Arts et Métiers CNAM/PARIS

Resumo

A Psicossomática, como é sabido, interessa-se sobretudo pelos processos de somatização, ou seja, pelos movimentos psíquicos que acompanham o aparecimento, a evolução e as crises das doenças físicas. Enquanto o médico se empenha na busca de respostas para o sofrimento do corpo, agindo no corpo, o psicossomatista se esforça para atingir o corpo agindo no funcionamento mental. Esse deslocamento do soma para a psique parece, atualmente, tão natural aos olhos do psicanalista que até nos perguntamos se o corpo tem ainda um status no método da Psicossomática. Situado tão longe, tão distante dos distúrbios mentais que deram origem à somatização (talvez até no extremo da cadeia processual), o corpo pode algumas vezes parecer, enquanto corpo, marginal, heterogêneo, até mesmo estranho ao método psicossomático. Esta coleção de artigos publicados pelo Instituto de Psicossomática de Paris, intitulada Corpo doente e corpo erótico, propõe-se, ao contrário, examinar como o corpo é apreendido pela Psicossomática. Não somente o corpo enquanto conceito inserido na teoria psicossomática, mas o corpo enquanto objeto de uma investigação clínica específica, em relação à investigação psicanalítica clássica e, talvez, também, o corpo enquanto ponte crucial na prática da transferência e na técnica psicoterápica aplicada a pacientes acometidos de patologias somáticas.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Christophe Dejours, Conservatoire National des Arts et Métiers CNAM/PARIS

Psiquiatra, Psicanalista, Professor do Conservatoire National des Arts et Métiers CNAM/PARIS. Diretor do Laboratório de Psicologia do Trabalho e da Ação (LPTA) CNAM/PARIS.

Downloads

Publicado

2014-02-06

Como Citar

Dejours, C. (2014). O corpo da Psicossomática. Psicologia Revista, 14(2), 245–256. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/18103

Edição

Seção

Artigos Teóricos