Evasão universitária e serviços de apoio ao estudante: uma breve revisão da literatura brasileira

Autores

  • Marucia Bardagi UFRGS
  • Claudio Simon Hutz UFRGS

Resumo

A evasão no ensino superior é um fenômeno em crescimento no Brasil e tornou-se foco de preocupação para pesquisadores de diferentes áreas, não só na Educação, mas também na Psicologia, especialmente no âmbito do aconselhamento vocacional e de carreira. Na área do desenvolvimento vocacional, o fenômeno da evasão aponta uma vulnerabilidade da identidade profissional dos universitários e a necessidade de criação de espaços institucionais de apoio e orientação ao estudante. Contudo, as características da evasão no contexto brasileiro ainda são pouco estudadas e há carência de informações mais consistentes sobre as razões e conseqüências da evasão na vida do aluno. Este artigo realiza uma revisão de estudos publicados no Brasil sobre evasão universitária e serviços de apoio ao estudante, visando a organizar as informações existentes sobre a evasão e apontar diretrizes para estudos futuros. Inicia, ainda, uma discussão sobre a necessidade de serviços universitários que tenham como foco a identidade profissional do graduando.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marucia Bardagi, UFRGS

Mestre e doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS. Docente do curso de Especialização em Psicologia Clínica da UFRGS – ênfases Avaliação Psicológica e Orientação Profissional.

Claudio Simon Hutz, UFRGS

Psicólogo, doutor em Psicologia pela Universidade de Iowa (EUA) e professor titular do Instituto de Psicologia da UFRGS.

Downloads

Publicado

2014-02-06

Como Citar

Bardagi, M., & Hutz, C. S. (2014). Evasão universitária e serviços de apoio ao estudante: uma breve revisão da literatura brasileira. Psicologia Revista, 14(2), 279–301. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/18107

Edição

Seção

Artigos Teóricos