Indícios de potencial suicida na adolescência

Autores

  • Blanca Susana Guevara Werlang Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Vivian Roxo Borges Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Liza Fensterseifer Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumo

Ideação suicida e depressão são variáveis que, quando associadas, podem dar indícios de potencial suicida, ou seja, que um ato suicida fatal pode ocorrer. Este trabalho objetivou verificar em adolescentes fora de um contexto clínico a presença de ideação suicida e sua possível associação com intensidade de depressão. A amostra foi constituída por 417 adolescentes com idades entre 14 e 19 anos que freqüentam instituições escolares na cidade de Porto Alegre, RS. Foi utilizado o Inventário de Depressão de Beck (BDI), na sua versão brasileira. A aplicação do instrumento foi realizada coletivamente. Foram consideradas as variáveis: ideação suicida (presente ou ausente) e intensidade de depressão (mínima e leve ou moderada e grave). Os resultados mostraram que mais de um terço da amostra (41,5%) deu resposta sugestiva de presença de ideação suicida e 19,2% dos adolescentes aliaram à ideação suicida um nível de depressão moderada e grave. O resultado do teste exato de Fisher foi significativo (p<0,001) e, junto com a análise de correspondência, indicaram a presença de associação entre indício de potencial suicida e intensidade de depressão.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Blanca Susana Guevara Werlang, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Psicóloga, doutora em Ciências Médicas - Saúde Mental, Unicamp, professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Vivian Roxo Borges, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Psicóloga, mestre em Psicologia Clínica pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Liza Fensterseifer, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Psicóloga, mestre em Psicologia Clínica pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Downloads

Publicado

2014-02-06

Como Citar

Werlang, B. S. G., Borges, V. R., & Fensterseifer, L. (2014). Indícios de potencial suicida na adolescência. Psicologia Revista, 14(1), 41–57. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/18125

Edição

Seção

Artigos Teóricos