A compreensão da criança acerca de seu diagnóstico: um estudo sobre a representação do câncer na infância

Autores

  • Camila Bluwol Bigio Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo

O câncer infantil é uma enfermidade que traz a desestruturação do ciclo de vida familiar e evoca sentimentos confusos e ambivalentes na criança e na família. Assim, o objetivo deste estudo foi compreender como a criança entende e vivencia esse período e suas formas de ajustamento. A coleta de dados foi realizada no Hospital Infantil Darcy Vargas de São Paulo e desenvolvida através de entrevistas com cinco crianças e o familiar responsável, consultas ao prontuário e um desenho livre de cada criança. A análise de dados foi qualitativa e realizada dentro do referencial winnicotiano. Os resultados obtidos mostraram uma compreensão subjetiva e distorcida da enfermidade. As crianças apresentaram sentimento de solidão e sofrimento intensos, denotando falta de comunicação e não prontidão dos pais e da equipe de cuidados em responder às necessidades dessas crianças.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Camila Bluwol Bigio, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Bacharel e psicóloga. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Reelaborado a partir de Trabalho de Conclusão de Curso, eleito o melhor do ano 2001. Prêmio Ana Maria Poppovic.

Downloads

Publicado

2014-02-06

Como Citar

Bigio, C. B. (2014). A compreensão da criança acerca de seu diagnóstico: um estudo sobre a representação do câncer na infância. Psicologia Revista, 14(1), 109–135. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/18130

Edição

Seção

Artigos Teóricos