Psicanálise e saúde mental, uma visão crítica sobre psicopatologia contemporânea e a questão dos diagnósticos

Autores

  • Aline Alves da Silva Travaglia Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Resumo

A questão central do presente trabalho será compreender como os sujeitos são tratados e como a criança é falada, localizada, lida e situada a partir do diagnóstico, tanto em nome do Outro, numa formação discursiva difusa, imaginária, quanto nas palavras dos outros que demandam tratamento para a criança. Empreender uma análise a partir do diagnóstico como eixo norteador, nos permite enxergar como o saber médico-científico se articula na contemporaneidade com suas relações de poder; assim como as relações com o mercado que difundem e sustentam o discurso hegemônico sobre saúde mental.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aline Alves da Silva Travaglia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Mestranda no Programa de Estudos Pos-Graduados em Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Downloads

Publicado

2014-07-30

Como Citar

Travaglia, A. A. da S. (2014). Psicanálise e saúde mental, uma visão crítica sobre psicopatologia contemporânea e a questão dos diagnósticos. Psicologia Revista, 23(1), 31–49. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/20213

Edição

Seção

Artigos Teóricos