Aspectos fundantes na clínica do envelhecimento: o ambiente, o cuidado e o Telos

Autores

  • Fernando Genaro Junior Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP

Resumo

Esse artigo discute e apresenta – a partir da experiência clínica-institucional e acadêmica do autor – a implantação e coordenação de um serviço de psicologia clínica para idosos no Sistema Único de Saúde, o SUS. Na atualidade, observamos que o mundo envelhece de forma acelerada, tendo em vista as melhores condições de saúde e saneamento, somadas aos avanços tecnológicos da medicina. Nesse mesmo ritmo, a população brasileira envelhece de maneira significativa. O Brasil será o sexto país com o maior número de pessoas idosas no mundo até 2025. Assim, o trabalho discorre a partir da teoria psicanalítica winnicottiana sobre o processo maturacional, e das contribuições de Safra sobre os aspectos fundantes na clínica com idosos, tais como: as diferentes funções do ambiente ao longo do processo maturacional, em especial na velhice; os cuidados psicológicos específicos ao paciente idoso destacando: a constituição da desconstrução do self, e, por fim, apresenta ponderações sobre o Telos acerca do sonho último, e o sentido da vida diante do processo de revisão da vida presentes na velhice.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernando Genaro Junior, Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP

Psicanalista, Psicólogo Clínico e Hospitalar pelo Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP; Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Doutor em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Professor Adjunto do Curso de Psicologia do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Paulista, Centro de Psicologia Aplicada - Vergueiro.

Downloads

Publicado

2014-07-30

Como Citar

Junior, F. G. (2014). Aspectos fundantes na clínica do envelhecimento: o ambiente, o cuidado e o Telos. Psicologia Revista, 23(1), 51–74. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/20214

Edição

Seção

Artigos Teóricos