Os desafios do psicólogo no atendimento a pacientes internados no pronto socorro

Autores

  • Ariana Sassi Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB)
  • Shalana Oliveira Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB)

Resumo

O presente artigo visa compreender os desafios do psicólogo no atendimento a pacientes internados no Pronto Socorro, a fim de minimizar nos pacientes os sofrimentos produzidos pelos aspectos psicológicos do adoecer. O processo de adoecimento, bem como o de hospitalização, é um fator de difícil aceitação para o sujeito. Houve momentos durante a vivência de estágio no Pronto Socorro que não havia demanda para intervenções psicológicas, devido à imprevisibilidade do local. Diante disso, optou-se por tomar iniciativas de realizá-las, no corredor, na clinica obstétrica e médica. Nesta última foram desenvolvidas intervenções expressivas e fundamentais com um paciente, no qual se refletiu sobre a importância do trabalho de urgência subjetiva, escuta psicológica, e o acolhimento. Dessa forma, com o propósito de ampliar o conhecimento e melhor compreender as formas de atuação do psicólogo no ambiente hospitalar, optou-se por esta revisão bibliográfica. Assim, entende-se a importância do psicólogo nos hospitais e, principalmente o quão é relevante o trabalho do profissional de psicologia com estes pacientes.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ariana Sassi, Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB)

Psicóloga, graduada pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, (UNESP), especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas de São Paulo (FM- USP), docente do curso de Psicologia da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) e coordenadora de estágios. Artigo elaborado a partir da experiência em estágio de Psicologia Hospitalar.

Shalana Oliveira, Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB)

Graduanda em Psicologia pela Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), estagiária responsável do Pronto Socorro Infantil do Hospital do Oeste, realizou estágios na área de atenção básica no PSF- Posto de Saúde Herculano Farias e Centro especializado em reabilitação do Oeste Baiano (CEPROESTE) na cidade de Barreiras. Artigo elaborado a partir da experiência em estágio de Psicologia Hospitalar.

Downloads

Publicado

2014-07-30

Como Citar

Sassi, A., & Oliveira, S. (2014). Os desafios do psicólogo no atendimento a pacientes internados no pronto socorro. Psicologia Revista, 23(1), 97–107. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/20216

Edição

Seção

Artigos Teóricos