A (in) estabilidade dos usos do corpo: sobre as práticas de prevenção em saúde e segurança do trabalho no contexto de uma companhia geradora de energia elétrica no nordeste brasileiro

Autores

  • Fabiana Ribeiro Monteiro Universidade Federal do Piauí
  • Odair Furtado Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2017v26i1p.169-186

Palavras-chave:

saúde e segurança do trabalho, corpo, legislação

Resumo

O objetivo geral deste estudo consistiu em compreender a atividade dos profissionais da saúde e segurança do trabalho numa empresa geradora de energia elétrica no nordeste brasileiro. A partir desta experiência, desenvolvemos uma linha de análise sobre como esta práxis laboral prevencionista ilustra a constituição da produção/manutenção do corpo-máquina na atualidade capitalista. Foi possível verificar entre os participantes da pesquisa, dentre outros aspectos, um imenso esforço para cumprir as exigências normativas da legislação, fato que se materializava na metodologia de trabalho adotada e recomendada por esses trabalhadores, como a execução de campanhas educativas, palestras, treinamentos, auditorias, cujo discurso pautava-se, de forma geral, no uso adequado do corpo para evitar doenças e acidentes ocupacionais. Campo de captura da subjetividade do capital, o corpo individual está associado às práticas mais concretas do cotidiano e ilustra que existe uma história de aproximação privada do eu, assim como há uma história da propriedade de produção.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabiana Ribeiro Monteiro, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Psicologia Social (UFPB), Doutoranda em Psicologia Social na PUC-SP, Professora Assistente II no curso de Psicologia Departamento das Ciências da Saúde da Universidade Federal do Piauí. Área de atuação psicologia social, trabalho e corporeidade.

Odair Furtado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em Psicologia Social (PUC-SP). Coordena o Nucleo de Estudos e Pesquisa em Trabalho e Ação Social (NUTAS) no programa de pós-graduação em Psicologia Social (PUC-SP).Tem experiência na área de Psicologia Social (Psicologia sócio-histórica), com ênfase em Processos Grupais; Compromisso Social; Dimensões Subjetivas da Realidade e Produção de Sentido, atuando principalmente nos seguintes temas: Relações de Trabalho e subjetividade, empego/desemprego, formação/qualificação.

Downloads

Publicado

2017-08-03

Como Citar

Monteiro, F. R., & Furtado, O. (2017). A (in) estabilidade dos usos do corpo: sobre as práticas de prevenção em saúde e segurança do trabalho no contexto de uma companhia geradora de energia elétrica no nordeste brasileiro. Psicologia Revista, 26(1), 169–186. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2017v26i1p.169-186

Edição

Seção

Artigos Teóricos