Os sentidos atribuídos ao “cuidado” em uma mídia especializada de Mixed Martial Arts

Autores

  • Juliana A. Oliveira Camilo PUCSP

Palavras-chave:

Práticas Discursivas, Cuidado, Construcionismo Social, Artes Marciais, Psicologia Social do Esporte.

Resumo

O objetivo da pesquisa foi entender os sentidos atribuídos a palavra cuidado na modalidade esportiva de combate chamada de Mixed Martial Arts (MMA). Para isso elegemos uma revista especializada de lutas no Brasil, a Tatame na sua versão digital, no período de janeiro de 2011 a dezembro de 2013. Tem-se aqui um olhar da Psicologia Social de cunho construcionista. Após leituras sucessivas nas reportagens agrupamos os repertórios associados ao cuidado em quatro categorias: “autocuidado”, “cuidado com o outro”, “cuidado como ameaça” e “cuidado com o evento”. Na análise quantitativa predominou o uso do “autocuidado” (57,80%), seguido do “cuidado com o outro” (31,19%), “cuidado como ameaça” (6,42%) e “cuidado com o evento” (2,75%). A análise qualitativa das narrativas sugeriu que o “autocuidado” e o “cuidado com o outro” estavam vinculados predominantemente à equação ganhar e perder, desconsiderando o atleta como uma pessoa para além da prática esportiva.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana A. Oliveira Camilo, PUCSP

Mestre em Psicologia Social pela PUCSP (2007), aprimoramento em Psicanálise no Hospital Geral pelo Instituto Sedes Sapientiae (2004) e graduação em Psicologia pela Universidade São Francisco (2003). É docente da PUCSP, do curso de Administração e Psicologia, do Mackenzie no curso de MBA em Gestão de Pessoas e, da Universidade Paulista, no curso de Psicologia de Gestão de Segurança Patrimonial. Experiência em pesquisa científica nos seguintes temas: sofrimento do trabalhador, saúde mental, luta antimanicomial e técnicas de pesquisa.

Downloads

Publicado

2016-12-09

Como Citar

Camilo, J. A. O. (2016). Os sentidos atribuídos ao “cuidado” em uma mídia especializada de Mixed Martial Arts. Psicologia Revista, 25(2), 337–353. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/25853

Edição

Seção

Artigos Teóricos