A relação de cuidado na perspectiva de médicos e pacientes durante a internação em hospital-escola

Autores

  • Mayra Baronio Universidade Federal de Mato Grosso
  • Ana Rafaela Pecora Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Relação médico-paciente, Internação hospitalar, Psicologia Hospitalar, Abordagem Centrada na Pessoa

Resumo

O presente estudo teve como objetivo conhecer e analisar, na perspectiva de médicos e pacientes, a relação de cuidado durante a internação hospitalar. A pesquisa se configurou como quanti-qualitativa, exploratória-descritiva, sendo realizada na Clínica Médica de um Hospital Universitário, em Cuiabá – MT. Foram entrevistados 15 pacientes, de ambos os sexos, de 40 a 59 anos, com diagnósticos cardiovasculares, que estiveram hospitalizados durante o segundo semestre de 2013; e nove médicos residentes, atuantes na clínica médica do referido hospital. A coleta de dados se deu por questionário e entrevista semi-estruturada. O processamento dos dados ocorreu pelo software ALCESTE, e a análise foi fundamentada por resultados de pesquisas com propósitos semelhantes, a partir de revisão da literatura. Concluiu-se que médicos e pacientes têm boa relação, mas elencam aspectos que podem melhorar. Têm expectativas diferentes quanto ao que seria uma relação ideal no cuidado – médicos priorizam aspectos técnicos, enquanto pacientes equivalem esses aos aspectos afetivos, concordando que a melhora estaria relacionada ao tempo e disponibilidade do médico. Como forma de superação do modelo biomédico, ainda dominante no hospital investigado, destaca-se a medicina centrada no paciente, no âmbito das ciências médicas, e a Abordagem Centrada na Pessoa, proposta psicológica desenvolvida por Carl Rogers (1902-1987).

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mayra Baronio, Universidade Federal de Mato Grosso

Psicóloga, Pós-graduanda do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso com Ênfase em Atenção Cardiovascular (PRIMSCAV), do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pesquisa realizada durante a Residência, como requisito parcial para obtenção do título de especialista.

Ana Rafaela Pecora, Universidade Federal de Mato Grosso

Psicóloga, Doutora em Psicologia, Professa Adjunta III do Departamento de Psicologia da UFMT, Tutora do PRIMSCAV – HUJM/UFMT.

Downloads

Publicado

2016-05-10

Como Citar

Baronio, M., & Pecora, A. R. (2016). A relação de cuidado na perspectiva de médicos e pacientes durante a internação em hospital-escola. Psicologia Revista, 24(2), 199–228. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/27796

Edição

Seção

Artigos Teóricos