Paternidade e cuidado: “novos conceitos”, velhos discursos

Autores

  • Denise Bernardi Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2017v26i1p.59-80

Palavras-chave:

paternidade, cuidado, transformações

Resumo

Este artigo teve por objetivo refletir acerca da paternidade e o cuidado, na atualidade. Iniciamos nossa reflexão apresentando um percurso histórico acerca da paternidade e o cuidado, em seguida discutimos os aspectos relacionados ao gênero e ao ato de cuidar. Após discorremos sobre as transformações paternas e novos papéis assumidos pelo homem na contemporaneidade. Diante das reflexões acerca deste estudo, observamos que o conceito de paternidade permanece em transformação, o que nos permite considerar que ser pai na atualidade envolva inúmeros desafios. Apesar dos conceitos acerca da paternidade seguirem se modificando, velhos discursos acerca da função materna e da função paterna ainda mostram-se muito presente. Concluímos desse modo que a família contemporânea ainda conserva traços da família patriarcal, na qual a mãe era a cuidadora exclusiva dos filhos. Esse aspecto parece contribuir para que o envolvimento do pai no cuidado aos filhos e os benefícios dessa relação ainda não sejam totalmente valorizados e reconhecidos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Denise Bernardi, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutoranda em Psicologia Clínica pela PUC-Rio. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio. Especialista em Psicologia Clínica pela PUCPR e em Psicoterapia de Família e Casal pela PUC-Rio.

Downloads

Publicado

2017-08-03

Como Citar

Bernardi, D. (2017). Paternidade e cuidado: “novos conceitos”, velhos discursos. Psicologia Revista, 26(1), 59–80. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2017v26i1p.59-80

Edição

Seção

Artigos Teóricos