Entre grifos, esboços e rasuras: as representações sociais de psicólogo para estudantes de psicologia

Autores

  • Danielle Oliveira da Nóbrega Universidade Federal de Alagoas/Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Erika dos Reis Gusmão Andrade Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2017v26i1p.143-168

Palavras-chave:

Formação do psicólogo, Representações sociais, Técnica de Associação Livre de Palavras

Resumo

Objetiva-se discutir os resultados de um estudo que enfocou as representações sociais de psicólogo para os estudantes de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas/Unidade Educacional de Palmeira dos Índios. Com fundamento teórico-metodológico na Teoria das Representações Sociais, realizou-se uma pesquisa qualitativa, com a reunião de procedimentos metodológicos diversos: a análise documental, Técnica de Associação Livre de Palavras – TALP – e grupo focal. Devido ao recorte proposto, o presente trabalho discute os dados provenientes da TALP, da qual participaram 169 estudantes de Psicologia do referido curso e que foi realizada com a associação ao termo “psicólogo”. Com a técnica de análise do conteúdo, chegou-se a cinco categorias, que compõem o campo semântico de psicólogo: perfil, função, trabalho, ciência e processo formativo. Os resultados sinalizam que o desenho do psicólogo aproxima-se do modelo tradicional de atuação, entretanto, tal desenho encontra-se em movimento, com a inserção de outros traços que apontam práticas que visam romper com tal modelo. Diante disso, para possibilitar a reconfiguração desse modelo, o processo formativo deve abrir espaço para o diálogo entre diferentes saberes, objetivando a reflexão sobre a Psicologia e suas práticas subjacentes.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Danielle Oliveira da Nóbrega, Universidade Federal de Alagoas/Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e é mestre em Educação pela mesma Instituição de Ensino Superio. Atualmente, é professora do curso de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas/Unidade Educacional de Palmeira dos Índios. Doutoranda de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua na área de Psicologia Escolar/Educacional.

Erika dos Reis Gusmão Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Associação Cultural Educacional da Bahia, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Especialização em Psicopedagogia pela Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é Professora do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação e Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na Linha de Pesquisa Práticas Pedagógicas e Currículo.

Downloads

Publicado

2017-08-03

Como Citar

Nóbrega, D. O. da, & Andrade, E. dos R. G. (2017). Entre grifos, esboços e rasuras: as representações sociais de psicólogo para estudantes de psicologia. Psicologia Revista, 26(1), 143–168. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2017v26i1p.143-168

Edição

Seção

Artigos Teóricos