Formação do indivíduo, capitalismo liberal e psicanálise: algumas contribuições da primeira geração da escola de Frankfurt

Autores

  • Gustavo Henrique Carretero Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Formação do Indivíduo, Capitalismo Liberal, Psicanálise e Escola de Frankfurt

Resumo

O presente artigo tem como referencial teórico a Teoria Crítica da Sociedade proposta pela primeira geração da Escola de Frankfurt, especialmente as contribuições de T. W. Adorno e H. Marcuse. Pretende-se discutir contribuições e contradições da psicanálise freudiana a partir da formação do indivíduo no capitalismo, como também, descrever a relação indivíduo e sociedade, dando prioridade às contradições do indivíduo liberal na perspectiva freudiana à luz da crítica da Escola de Frankfurt. Para tanto, foram tomadas como base do estudo três obras de Freud consideradas relevantes no que tange a relação indivíduo, sociedade e cultura. A psicanálise freudiana é apresentada a partir da sua defesa e crítica da ideologia liberal levando-se em consideração a perspectiva dos autores de referência. Destaca-se a importância da psicanálise como instrumento de crítica social, mesmo com seus aspectos ideológicos, pois esta, em suas próprias contradições, mantém a não identidade na relação indivíduo e sociedade fazendo ao mesmo tempo a defesa e a crítica da ideologia liberal e acentuando o caráter repressivo da civilização.

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Biografia do Autor

Gustavo Henrique Carretero, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduado em Psicologia pela PUC Campinas, Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP, Doutorando e bolsista CNPq do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Atua como psicólogo em um CRAS no interior do estado de São Paulo;  Texto reelaborado a partir da dissertação de mestrado: “Um estudo frankfurtiano sobre a relação indivíduo e sociedade em Freud.” Como bolsista CAPES

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Publicado

2016-09-25

Como Citar

Carretero, G. H. (2016). Formação do indivíduo, capitalismo liberal e psicanálise: algumas contribuições da primeira geração da escola de Frankfurt. Psicologia Revista, 25(1), 131–149. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/29614

Edição

Seção

Artigos Teóricos