Experiências formativas de psicólogos docentes de uma universidade interiorana: análise fenomenológica

Autores

  • Bianca Oliveira Pinheiro Universidade Federal da Bahia
  • Paulo Coelho Castelo Branco Universidade Federal da Bahia
  • Rodrigo Lopes Miranda Universidade Católica Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2019v28i2p287-311

Palavras-chave:

fenomenologia, formação do psicólogo, professores, universidades

Resumo

Objetivamos compreender o processo formativo de psicólogos docentes de uma instituição pública de ensino superior situada na cidade de Vitória da Conquista, interior do estado da Bahia. A pesquisa foi orientada qualitativamente pelo método fenomenológico empírico de Amedeo Giorgi e foi conduzida por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro docentes. As experiências dos professores apontam para várias dificuldades relacionadas a: adequação da matriz curricular; distanciamento administrativo da sede localizada em Salvador; uma sobrecarga de trabalho, decorrente do número reduzido de docentes. Contudo, as experiências docentes demonstram significados positivos, especialmente do ponto de vista formativo e pessoal para lidar com o desenvolvimento local e institucional, dos aspectos relacionais proximais entre discentes e docentes e do retorno à terra natal. Concluímos, ainda, com o apontamento de pesquisas comparativas entre o processo formativo docente na capital e no interior, além de uma análise do Projeto Político Pedagógico e da matriz curricular do curso pesquisado para entender como ele se configura em suas especificidades na capital e no interior.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bianca Oliveira Pinheiro, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia, Instituto Multidisciplinar em Saúde, Campus Anísio Teixeira, Vitória da Conquista, Bahia. Membro do Núcleo de Estudos em Psicologia Humanista

Paulo Coelho Castelo Branco, Universidade Federal da Bahia

Professor Adjunto I do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia. Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenador do Núcleo de Estudos em Psicologia Humanista.

Rodrigo Lopes Miranda, Universidade Católica Dom Bosco

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco.

Downloads

Publicado

2019-12-11

Como Citar

Pinheiro, B. O., Castelo Branco, P. C., & Miranda, R. L. (2019). Experiências formativas de psicólogos docentes de uma universidade interiorana: análise fenomenológica. Psicologia Revista, 28(2), 287–311. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2019v28i2p287-311

Edição

Seção

Artigos Teóricos