A verdade está lá fora: Adaptação e avaliação das propriedades psicométricas da Escala Genérica de Crenças Conspiratórias (EGCC-Br)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2019v28i2p253-271

Palavras-chave:

crenças, teorias conspiratórias, adaptação cultural, avaliação psicométrica

Resumo

Teorias conspiratórias geralmente apresentam perguntas irrespondíveis e são, em última instância, irrefutáveis. Tais crenças possuem implicações em diversos contextos em que são necessárias tomadas de decisões. Para tanto, torna-se necessário desenvolver ou adaptar medidas que auxiliem a identificação de tais crenças. Assim, este estudo propôs a adaptação da Escala Genérica sobre Crenças Conspiratórias. No primeiro estudo foi realizada a tradução e retradução do instrumento por especialistas na língua inglesa. Logo, ambas as traduções foram submetidas à análise de dois juízes para verificar a qualidade e adequação à versão original. Após ajustes, a escala foi submetida à outra análise de juízes de forma a verificar a coerência semântica e a adequação categórica dos itens. A concordância das categorias para cada item entre os juízes foi satisfatória (índice kappa de 0,75). Para o segundo estudo, buscou-se averiguar as propriedades psicométricas do instrumento (N = 138). Os resultados da análise fatorial confirmatória atestaram uma nova estrutura fatorial para o modelo. Por fim, os autores sugerem tanto novos estudos para identificação de evidências de validade da adaptação quanto aplicações e intervenções, com uso da escala em futuras políticas públicas.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucas Heiki Matsunaga, Estudante de pesquisa no Department of International Environment and Resources Policy da Universidade de Tōhoku (東北大学), Japão; bacharel em psicologia e psicólogo pela Universidade de Brasília (UnB).

Estudante de pesquisa no Department of International Environment and Resources Policy da Universidade de Tōhoku (東北大学), Japão; bacharel em psicologia e psicólogo pela Universidade de Brasília (UnB).

Jonathan Jones dos Santos Pereira, Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social Aplicada da University of Guelph, Canadá.

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social Aplicada da University of Guelph, Canadá.

Angélica Nascimento de Oliveira, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Ciência Cognitiva Aplicada da University of Guelph, Canadá.

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Ciência Cognitiva Aplicada da University of Guelph, Canadá.

Alexandre Correia Pedra, Universidade de Brasília (UnB).

Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Publicado

2019-12-11

Como Citar

Matsunaga, L. H., Pereira, J. J. dos S., Oliveira, A. N. de, & Pedra, A. C. (2019). A verdade está lá fora: Adaptação e avaliação das propriedades psicométricas da Escala Genérica de Crenças Conspiratórias (EGCC-Br). Psicologia Revista, 28(2), 253–271. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2019v28i2p253-271

Edição

Seção

Artigos Teóricos